Amor igual, atitudes que fazem a diferença…

1E HAVIA em Cesareia um varão, por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, 2Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. 3Este, quase à hora nona do dia, viu claramente, numa visão, um anjo de Deus,  ler mais

 


 

Redundância é citar a riqueza desse capítulo de Atos.
O que vemos é um ‘pentecostes’ na casa de uma pessoa que, apesar de ser temente a Deus juntamente com toda a sua casa, e que orava continuamente, era visto pela sociedade como alguém não digno da salvação, e Deus levou Pedro lá, exatamente para mostrar, inclusive para o próprio Pedro, que a salvação é para todos!

Interessante é perceber que tanto Cornélio, como Pedro estavam orando quando os acontecimentos sobrenaturais ocorreram.
A visita de Pedro a casa de Cornélio foi um presente de Deus, pois é maravilhoso nos encontrarmos com pessoas que buscam a Deus
e que tem entendimento e unção maior que a nossa! e Deus o presenteou porque se agradava das suas atitudes, como vemos Pedro dizer no versículo 34.

Percebemos também a maneira como Deus preparou Pedro para esse encontro,uma vez conhecendo o coração de seu servo, sabia de suas limitações e religiosidade, no que lhe mostrou em visão, que ele deveria mudar seus conceitos; que não condenasse o que Deus purificou,uma clara referência a purificação de Jesus aos nossos pecados, pois Cornélio era estrangeiro e pela lei, um judeu e um gentil não podiam estar juntos.

No versículo 26 vemos a figura de uma pessoa que mesmo sendo temente a Deus, tinha pouco disernimento Nele, o que acontece muito até hoje e por essa razão devemos ter consciência de que por mais que tenhamos conhecimento e comunhão no Pai, jamais será o bastante, e que é o fato de O buscarmos continuamente que nos enriquece.

No capítulo 38 vemos a humanidade de Jesus exposta, quando Pedro fala que “Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” <<DEUS UNGIU JESUS COM O ESPÍRITO SANTO//DEUS ERA COM ELE>>
Muitas vezes não observamos que quando jesus veio pel aprimeira vez na terra, ele era um ser humano como nós, tanto, que diz, que Deus o ungiu com o Espírito Santo…lógico que Ele  era o filho de Deus, enviado para nos salvar, mas a humanidade dele, seus sentidos, fraquezas e limitações eram iguais as nossas, e ele se retirava muitas vezes para orar, imagina o quanto NÓS não devemos nos retirar para orar!

Finalizando,
’44E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram a palavra.’
Eles foram batizados enquanto ouviam a palavra! Deus mandou Pedro lá para esse propósito: O batismo com o Espírito Santo, e mais interessante aínda é observar que eles não eram batizados nas águas…ou seja>>>esse episódio do novo testamento quebra muitos dogmas e  padrões estabelecidos por homens>>>eles foram batizados com o espírito Santo e falaram em línguas mesmo antes de serem batizados nas águas em nome de Jesus! Com o detalhe muito provável: Que nem todos os que ali estavam, oravam e buscavam a Deus como Cornélio, pois diz a palavra que este chamou seus parentes e amigos mais próximos…então, dispensa-se mais comentários…